quarta-feira, junho 16, 2010

Finais NBA


Lakers vencem com sobras, empatam série e NBA será decidida no último jogo

O Los Angeles Lakers venceu o Boston Celtics na noite desta terça-feira e a final da NBA será decidida no sétimo e último jogo, quinta, às 22h de Brasília, com transmissão da ESPN. Com sobras, o time de Kobe Bryant e Pau Gasol foi para o intervalo com 20 pontos de vantagem, e praticamente só administrou o sexto jogo no segundo tempo até fechar em 89 a 67.

A inspirada dupla dos Lakers comandou o placar mais elástico da série decisiva: Kobe foi o cestinha com 26 pontos e mais 11 rebotes, enquanto Gasol foi o melhor reboteiro do jogo, com 13, e colaborou com 17 pontos no jogo. Ron Artest, com 15, foi o terceiro maior pontuador do time.

Pelo lado do Boston, que teve a pior atuação ofensiva da série, Ray Aleen anotou 19 pontos, seguido por Paul Pierce, com 13, e Kevin Garnett, com 12. A partida dos Celtics foi tão discreta que os titulares, juntos, pegaram apenas 18 rebotes.

A decisão da NBA chega ao sétimo jogo depois de cinco anos. Em 2005, o San Antonio Spurs venceu o Detroit Pistons por 4 a 3; nas últimas finais, Miami (4 a 2), San Antonio (4 a 0), Boston (4 a 2) e Los Angeles (4 a 1) conquistaram o título em menos partidas.

O jogo

Sob o comando do trio Bryant, Gasol e Artest, o Los Angeles fechou o primeiro quarto em 28 a 18 e, durante o segundo período, abriu com facilidade uma vantagem de incríveis 22 pontos (49 a 27). Irreconhecível e com a bola insistindo em não cair, a franquia de Massachusetts se defendia com as infiltrações do ala Paul Pierce, que chamou a responsabilidade nos momentos críticos, entretanto não conseguiu diminuir muito a distância que foi para o intervalo em 20 pontos. (51 a 31).

Na volta para o terceiro quarto, os verdes vieram com mais disposição. Apesar de esboçarem uma reação, as bolas dos 'trintões', com as mãos descalibradas, pararam no aro e os donos da casa aumentaram ainda mais a diferença (76 a 51).

Nos 12 minutos derradeiros, o calvário do treinador Doc Rivers continuou e os Lakers, se aproveitando do desgaste emocional dos adversários, aumentaram ainda mais a vantagem e ganharam uma confiança sem igual para o duelo decisivo.

Já os Celtics, que buscam o décimo oitavo título na Liga (é a franquia mais vencedora da história), terão que recuperar o moral depois deste acachapante revés. Nas duas últimas vezes que um time venceu o jogo 6 e levou para o sétimo, sagrou-se campeão.

Será a décima sexta vez, desde 1947, que a final da NBA será decidida na sétima partida. Nas quatro oportunidades que Boston e Los Angeles chegaram à final e precisaram do jogo desempate, o Boston levou a melhor em todas (1962, 1966, 1969 e 1984). |

Créditos: ESPN.com.br

Postado por: Jefferson Queiroz

Nenhum comentário:

Postar um comentário