
Após sufoco, Coreia do Sul empata com Nigéria e pega Uruguai nas oitavas
Foi dramático, teve virada no placar e indefinição da vaga até os últimos minutos. Mas, após o apito final, a Coreia do Sul pode comemorar a classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo após empatar em 2 a 2 com a Nigéria nesta terça-feira, em Durban.Isso porque a Argentina venceu a Grécia por 2 a 0 na outra partida do grupo B e alcançou os nove pontos, deixando as outras três equipes na briga pela segunda vaga. Assim, a Coreia do Sul termina com quatro, enquanto Grécia vem a seguir com três e a Nigéria fecha com um.
Agora, a Coreia do Sul tentará igualar sua melhor participação na história das Copas, quando chegou às semifinais em 2002, no Mundial disputado em casa e no Japão. Para isso, terá primeiro que passar pelo Uruguai, que se classificou em primeiro do grupo A, nas oitavas de final da competição.
O jogo - Embora os nigerianos tivessem a obrigação da vitória, foram os sul-coreanos quem começaram levando mais perigo ao adversário. Apesar das tentativas, nenhuma das duas equipes conseguiu furar a marcação do rival nos primeiros minutos de partida em Durban.
Apesar do bom início dos orientais, a partida seguia para o equilíbrio, quando... aos 12 minutos, Odiah ganhou da marcação sul-coreana na lateral direita e tocou para o meio da área, onde Uche se antecipou para marcar o primeiro gol da partida para a Nigéria: 1 a 0.
Com a necessidade sul-coreana de chegar ao gol para voltar a ter chance de classificação, a partida ficou bastante disputada no meio de campo. No entanto, quando o time oriental era um pouco melhor, novo golpe: Uche arriscou o chute de fora da grande área e mandou a bola na trave da Coreia do Sul.
Porém, se engana que este 'quase gol' nigeriano acuou os coreanos. Aos 37 minutos, Sung-Yueng cruzou pelo lado esquerdo para dentro da grande área e Lee Jung-Soo colocou o pé direito para fazer o gol de empate: 1 a 1. E foi só no primeiro tempo.
Já na etapa complementar, a Coreia do Sul não quis dar o mesmo 'azar' da primeira, quando atacou e sofreu gol, e tratou de ir logo ao ataque. Assim, na primeira oportunidade, logo aos três minutos, Chung-Yong cobrou falta com qualidade e colocou a bola no canto esquerdo do goleiro Enyeama, virando o placar em Durban: 2 a 1.
A partir daí, a Coreia do Sul mostrou mais tranquilidade e pode jogar futebol. Do outro lado, a Nigeria tentava se recompor para buscar a virada, mas abusava de faltas próximas à sua própria área, o que gerava oportunidades de o adversário ampliar ainda mais o marcador.
No entanto, a Nigéria ainda não estava completamente morta. Aos 21, Oba-Oba Martins, reserva que havia acabado de entrar em campo, conseguiu perder um dos gols mais fáceis de toda a história das Copas. Após uma boa jogada pela esquerda, a bola sobrou para ele, livre, tocar para linha de fundo.
Mas, minutos depois, Yakubu salvou a pele do companheiro. O sul-coreano Nam-Il fez falta na área e, na cobrança do pênalti, o jogador chutou rasteiro para tirar o goleiro Sungryong e igualar novamente a partida: 2 a 2.
No fim, a partida se transformou em um típico ataque contra defesa. A Nigéria tentava na base da força e a Coreia do Sul fazia de tudo para evitar mais uma virada. Mas os chutes para fora continuaram e a Nigéria não conseguiu o tão desejado terceiro gol, o que manteve o empate e a classificação dos sul-coreana.
Créditos: ESPN.com.br
Postado por: Jefferson Queiroz
Nenhum comentário:
Postar um comentário