terça-feira, junho 22, 2010

Copa do mundo


'Mistão' argentino vence a Grécia e duelo com o México nas oitavas será reeditado

Uma equipe argentina repleta de bons reservas venceu a Grécia por 2 a 0 nesta terça-feira e selou a classificação às oitavas de final que já era praticamente certa. Os gols demoraram para sair diante da retranca 'helênica', mas Demichelis e Palermo marcaram no segundo tempo no Estádio Peter Mokaba, em Polokwane, e colocaram o time na liderança do grupo B. A Coreia do Sul ficou com a segunda vaga.

O adversário da equipe do técnico Diego Maradona na próxima fase será o México, derrotado pela Argentina nesta mesma fase no Mundial passado. O duelo acontece no próximo domingo, às 15h30, em Johanesburgo. As seleções já estiveram frente à frente 25 vezes, com vantagem sul-americana: são 11 vitórias, quatro empates e quatro derrotas.

A Argentina segue invicta em Copas do Mundo. Já são nove jogos sem derrotas, a última contra a Inglaterra na fase de grupos em 2002. O restrospecto contra os gregos também continua limpo em dois confrontos entre os times Mundiais. No primeiro confronto, em 1994, os europeus perderam por 4 a 0.

A Grécia deixa a Copa ainda na primeira fase, mas pelo menos com melhor desempenho do que em sua primeira participação, no Mundial dos Estados Unidos. Naquela ocasião o time perdeu as quatro partidas sem marcar um gol sequer. Agora, somou três pontos com o triunfo por 2 a 1 sobre a Nigéria.

No jogo em que recebeu de Maradona a braçadeira de capitão, Messi fez sua atuação mais apagada até aqui. Discreto, o craque do Barcelona só levou perigo em um chute bem defendido no final do primeiro tempo e em dois bons lances no finalzinho da partida.

O jogo

Maradona mostrou a força do elenco argentine ao decider escalar um time recheado de reservas, mas tão forte quanto o que começou os dois jogos anteriores. Só o goleiro Romero, o zagueiro Demichelis, o meia Verón e Messi permaneceram entre os titulares.

E atletas do calibre do meio campista Maxi Rodríguez e dos atacantes Agüero e Diego Milito deixaram o banco de reservas para compor o time. Com tamanha qualidade no meio e no ataque, os argentinos controlaram o duelo e chegaram a ter 83% da posse de bola nos primeiros minutos.

Depois de muita tocar a bola no campo de ataque, a equipe bicampeã do mundo finalmente deu trabalho ao goleiro Tzorvas aos 17 minutos. Sérgio Agüero, genro de Maradona e destaque do Atlético de Madri, fez jogada individual, entrou na área pela esquerda e chutou para defesa do arqueiro grego. Na sequência do escanteio, Verón chutou forte de fora da área com efeito e exigiu nova defesa.

Aos 31 minutos, Milito bateu cruzado dentro da área e Tzorvas tentou interceptar, mas saiu mal do gol. Agüero ficou com a sobra, e seu chute parou em defensor grego antes de chegar à rede. Antes do apito final Tzorvas se redimiu da falha com duas belas defesas. Primeiro em tiro à queima de roupa de Maxi Rodríguez. Em seguida, em bola colocada com categoria por Messi no ângulo esquerdo.

Logo no início da segunda etapa a Grécia teve sua única grande oportunidade na partida em outra falha do zagueiro Demichelis no Mundial. Samara aproveitou vacilo e avançou com liberdade até a área. Na primeira tentativa, chutou em cima de Burdisso. No rebote, mandou para fora com a meta toda aberta.

Aos 17 minutos do segundo tempo Maradona colocou outro atacante na equipe - Di María -, que voltou a jogar no mesma esquema das vitórias contra Nigéria e Coreia do Sul. E o sufoco argentino voltou à tona. Seis minutos depois, o volante Bolatti soltou uma bomba dentro da pequena área para Tzorvas agarrar.

O gol finalmente saiu aos 33 minutos da etapa final, com o duvidoso Demichelis. O zagueiro cabeceou após escanteio de Di María, parou em Diego Milito, que 'salvou' a Grécia, mas afundou para a rede na sobra. No finalzinho Messi apareceu mais no jogo e criou o segundo tento argentino.

Primeiro o atacante acertou uma bola na trave. Logo depois chutou forte, o goleiro espalmou e o veterano centroavante do Boca Juniors Martin Palermo completou para o gol.

FICHA TÉCNICA
GRÉCIA 0 X 2 ARGENTINA


Local: Estádio Peter Mokaba, em Polokwane (África do Sul)
Data: 22 de junho de 2010 (Terça-feira)
Horário: 15h30 (de Brasília)
Árbitro: Ravshan Irmatov (Uzbequistão)
Assistentes: Rafael Ilyasov (Uzbequistão) e Bahadyr Kochkorov (Quirguistão)
Cartões amarelos: Katsouranis (GRE) Bolatti (ARG)
Gols: ARGENTINA: Demichelis, aos 37min do 2° tempo, e Palermo, aos 44min do 2° tempo

GRÉCIA: Tzorvas; Kyrgiakos, Vyntra, Papadopoulos e Torosidis (Patsa); Moras, Sokratis, Karagounis (Spyropoulos), Tziolis e Katsouranis (Ninis); Samaras
Técnico: Otto Rehhagel

ARGENTINA: Romero; Otamendi, Demichelis, Burdisso e Clemente Rodríguez; Bolatti, Maxi Rodríguez (Di María) a e Verón; Messi, Agüero (Pastore) e Diego Milito (Palermo)
Técnico: Diego Maradona

Créditos: ESPN.com.br

Postado por: Jefferson Queiroz

Nenhum comentário:

Postar um comentário