segunda-feira, junho 14, 2010

Copa do mundo


Itália sofre, mas empata com o Paraguai com outra falha de goleiro na Copa

A Itália sofreu, mas conseguiu empatar com o Paraguai por 1 a 1 nesta segunda-feira no Estádio Green Point, Cidade do Cabo, pela primeira rodada do grupo F da Copa do Mundo da África do Sul. Os atuais campeões do mundo saíram atrás no marcador após gol do zagueiro Alcaráz no primeiro tempo. Porém, contaram com mais uma falha de um goleiro na competição para empatar. Na etapa final, Villar saiu muito mal do gol após escanteio e o volante De Rossi deixou tudo igual.

Na vitória da Eslovênia sobre a Argélia por 1 a 0, o goleiro africano Chaouchi já havia deixado bola fraca entrar. No empate da Inglaterra com os Estados Unidos, o britânico Green errou ainda mais feio e engoliu um 'frangaço'.

Sem Pirlo, fora do primeiro jogo por lesão na panturrilha, ou Totti, pedido por parte da torcida, mas excluído da lista do técnico Marcello Lippi, a Itália sentiu falta de um jogador mais criativo no ataque. Os tetracampeões mundiais tiveram o domínio do jogo, mas não criaram quase nenhuma chance de gol.

Já o Paraguai mostrou que tem mesmo uma defesa muito segura. Na frente, contudo, os atacantes do Borussia Dortmund Lucas Barrios e Valdez foram discretos. O veterano Santa Cruz entrou apenas no segundo tempo e também não acrecentou muito à equipe.

A 'Azzurra' chegou ao Mundial questionada pela falta de bons jogadores, mas confiante em seguir a tradição da equipe, que costuma ir longe em Mundiais nos momentos de dificuldade. O questionamento, depois da fraca estreia do time de Marcello Lippi, deve continuar. E o roteiro da superação está encaminhado.

O time que já não contou na estreia com Pirlo, com dores na panturrilha, agora também pode perder o goleiro Buffon. O experiente jogador da Juventus deixou o jogo no intervalo por lesão nas costas sentido já antes da Copa, dando lugar ao atleta do Cagliari Marchetti, 27 anos e apenas quatro atuações pela equipe nacional.

A Itália volta a campo em 20 de junho, contra a Nova Zelândia, em Nelspruit. No mesmo dia, o Paraguai duela com a Eslováquia em Bloemfontein.

O jogo

No duelo de duas fortes defesas, a Itália resolveu se expor mais e começou jogando no campo adversário. Os europeus mantiveram a posse de bola, trocaram passes no ataque e praticamente impediram os paraguaios de passarem do meio campo nos primeiros 10 minutos. De efetivo, porém, pouco se fez.

Somente aos 21 minutos surgiu um lance mais objetivo. Na primeira vez em que os jogadores do Paraguai foram ao ataque, para cobrança de escanteio, o volante Vera perdeu bola no meio campo e armou contra-ataque para Montolivo.

Porém, o meio campista chutou fraco de fora da área, sem problemas para Vilar. Em seguida, o mesmo Vera teve chance de abrir o placar para o Paraguai. O jogador da LDU recebeu bola com liberdade na entrada da área e chutou para fora. A partida seguiu sob domínio da Itália, mas truncada, até os 39 minutos, quando os sul-americanos marcaram. Torres cobrou falta do lado direita e o zagueiro Alcaráz subiu antes que Cannavaro e cabeceou para a rede.

Assim como na primeira etapa, a Itália voltou do intervalo com maior domínio de bola. E da mesma forma que no tempo inicial, a ‘Azzurra’ não conseguiu transformar o domínio em chances de gol. Quem criou primeiro foram os paraguaios. Aos nove minutos, o capitão Cannavaro, que já havia falhado no gol de Alcaráz, tentou afastar bola da defesa, mas tocou no pé de Vera. O volante chutou alto e a bola passou rente à trave esquerda de Marchetti.

O gol de empate surgiu aos 18 minutos em mais uma falha de um goleiro no Mundial da África do Sul. Pepe cobrou escanteio, Villar saiu do gol em falso, socando o ar, e o volante De Rossi completou para o gol aberto.

Até o fim do jogo, as equipes optaram pela prudência e os ataques pouco conseguiram produzir contra as boas defesas de cada time. Em um dos poucos lances de emoção, aos 37 minutos, Montolivo chutou forte e rasteiro de longe, mas Villar tocou para escanteio.

Antes do apito final, o árbitro mexicano Benito Archundia poderia ter expulsado o meio campista italiano Camoranesi, mas foi complacente. O jogador da Juventus, que já havia recebido amarelo por falta cometida assim que entrou em campo no lugar de Marchisio, derrubou Santana por tras, mas não recebeu o segundo cartão.

FICHA TÉCNICA
ITÁLIA 1 X 1 PARAGUAI

Local: Estádio Green Point, Cidade do Cabo (África do Sul)
Data: 14/06/2010 (segunda-feira)
Horário: 15h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Benito Archundia (MEX)
Assistentes: Marvin Torrentera (MEX) e Hector Vergara (CAN)
Gol: ITÁLIA: De Rossi, aos 18min do 2° tempo PARAGUAI: Alcaraz, aos 39min do 1° tempo
Cartões amarelos: Camoranesi (ITA) Cáceres (PAR)

ITÁLIA: Gianluigi Buffon (Marchetti); Gianluca Zambrotta, Fabio Cannavaro, Giorgio Chiellini e Domenico Criscito; Daniele de Rossi, Claudio Marchisio (Camoranesi), Riccardo Montolivo e Simone Pepe; Vincenzo Iaquinta e Alberto Gilardino (Di Natale).
Técnico: Marcelo Lippi

PARAGUAI: Justo Villar; Carlos Bonet, Paulo da Silva, Antolín Alcaráz e Claudio Morel Rodríguez; Enrique Vera, Víctor Cáceres, Cristian Riveros e Aureliano Torres (Santa Cruz); Nelson Haedo Valdez (Santana) e Lucas Barrios (Cardozo).
Técnico: Gerardo Martino.


Créditos: ESPN.com.br

Postado por: Jefferson Queiroz

Nenhum comentário:

Postar um comentário