terça-feira, junho 15, 2010

Copa do mundo


Cautelosos, Portugal e Costa do Marfim não saem do zero; Drogba volta e joga 25 minutos

Na partida que abriu o grupo G da Copa do Mundo da África do Sul, o mesmo do Brasil, Costa do Marfim e Portugal não saíram do empate por 0 a 0 nesta terça-feira, no Estádio Nelson Mandela Bay, em Porto Elizabeth.

O destaque ficou por conta do retorno do atacante marfinense Didier Drogba, que entrou aos 25 minutos do segundo tempo no lugar de Kalou, mas pouco fez. Com o resultado, as duas seleções, que adotaram uma postura muito cautelosa desde o início, somam seu primeiro ponto na chave – os portugueses chegaram ao 16º jogo de invencibilidade.

A seleção da Costa do Marfim volta a campo pelo grupo G do Mundial no próximo dia 20, às 15h30 (horário de Brasília), justamente contra a seleção brasileira, em Johanesburgo. Portugal, por sua vez, enfrenta a Coreia do Norte no dia 21, às 8h30, na Cidade do Cabo.

O jogo

Sem contar com seu principal jogador, Didier Drogba, desde o início da partida, a seleção de Costa do Marfim criou a primeira boa oportunidade logo aos cinco minutos. Gervinho disparou com muita velocidade pela direita, se livrou da marcação portuguesa e cruzou com perigo à área, mas não havia ninguém para concluir.

A resposta de Portugal não demorou para vir: aos sete minutos, Cristiano Ronado foi derrubado na intermediária por Zokora, que recebeu o primeiro cartão amarelo do jogo. Na cobrança, de longe, o próprio atacante do Real Madrid chutou forte, mas a bola desviou na barreira.

Mas o melhor momento do principal jogador português veio aos dez minutos. Cristiano Ronaldo dominou na entrada da área e arriscou uma “bomba”, mas a bola caprichosamente explodiu na trave do gol de Barry, assustando os marfinenses. Aos 16, foi a vez do time africano criar uma boa chance após arrancada de Yaya Touré pela esquerda. A bola sobrou para Tiené, que chutou por cima do gol de Eduardo.

Os marfinenses voltaram a ameaçar Portugal aos 22 minutos, quando Gervinho dominou com habilidade pela esquerda, invadiu a área, mas foi travado na hora exata pelo luso-brasileiro Deco, que afastou o perigo. O mesmo Gervinho, que logo se transformou no jogador mais perigoso da Costa do Marfim, voltou a aparecer com perigo aos 26, mas Ricardo Carvalho o desarmou dentro da área portuguesa.

Aos 33 minutos, o atacante brasileiro naturalizado português Liédson apareceu com destaque pela primeira vez na partida. Ele foi lançado por Raul Meireles pela direita, mas o goleiro marfinense Barry chegou primeiro e evitou o gol de Portugal. Mas, até o fim do primeiro tempo, as duas equipes mantiveram uma postura excessivamente cautelosa e não conseguiram tirar o zero do placar.

Drogba de volta

No segundo tempo, os técnicos Sven-Goran Eriksson, da Costa do Marfim, e Carlos Queiroz, de Portugal, voltaram com a mesma formação da etapa inicial. Mas o ritmo começou maia acelerado que o dos primeiros 45 minutos, já que Gervinho arrancou em velocidade pela esquerda logo aos dois minutos, se livrou da marcação adversária e chutou cruzado, com muito perigo – mas a bola passou por toda a área de Portugal e saiu.

Aos 12 minutos, o time de Queiroz voltou a chegar com perigo ao gol de Barry: Deco disparou pela esquerda e cruzou para Cristiano Ronaldo, de cabeça, mandar por cima do gol. A resposta marfinense não demorou, já que, um minuto depois, Gervinho fez o mesmo no setor esquerdo do ataque africano, mas chutou forte e sem direção.

O momento talvez mais aguardado da partida aconteceu aos 20 minutos da etapa complementar. Após se recuperar com uma rapidez impressionante de grave lesão, o atacante Didier Drogba entrou no jogo no lugar de Kalou. Houve uma grande festa dos torcedores sul-africanos nas arquibancadas do Estádio Nelson Mandela Bay.

Mas a última grande chance da partida saiu dos pés no jogador mais badalado de Portugal. Aos 34 minutos, em nova cobrança de falta da intermediária, Cristiano Ronaldo chutou forte, com curva, mas a bola foi por cima do gol de Barry. Portugueses e marfinenses não conseguiram mesmo sair do zero.

FICHA TÉCNICA
COSTA DO MARFIM 0 X 0 PORTUGAL


Local: Estádio Nelson Mandela Bay, em Porto Elizabeth (África do Sul)
Data: 15 de junho de 2010 (terça-feira)
Horário: 11h (de Brasília)
Árbitro: Jorge Larrionda (URU)
Auxiliares: Pablo Fandino (URU) e Mauricio Espinoza (URU)
Público: 37.034 torcedores.
Cartões amarelos: Demel e Zokora (Costa do Marfim); Cristiano Ronaldo (Portugal).

COSTA DO MARFIM: Barry; Demel, Zokora, Kolo Touré e Tiené; Yaya Touré, Eboué (Romaric) e Tioté; Kalou (Drogba), Dindane e Gervinho (Keita).
Técnico: Sven-Goran Eriksson.

PORTUGAL: Eduardo; Paulo Ferreira, Bruno Alves, Ricardo Carvalho e Coentrão; Pedro Mendes, Raul Meireles (Ruben Amorim) e Deco (Tiago), Cristiano Ronaldo, Danny (Simão) e Liédson.
Técnico: Carlos Queiroz.

Créditos: ESPN.com.br

Postado por: Jefferson Queiroz

Nenhum comentário:

Postar um comentário