segunda-feira, junho 14, 2010

Copa do mundo


Com time 'ajeitado', Japão estreia na Copa com vitória sobre Camarões

A seleção japonesa levou a melhor no duelo desta segunda-feira contra Camarões, na estreia das duas equipes na Copa do Mundo da África do Sul, no Estádio Free State, Bloemfontein: 1 a 0, gol de Honda ainda no primeiro tempo. Com o resultado, o Japão divide a ponta do grupo E com a Holanda, ambos com três pontos, enquanto Camarões – há oito jogos sem vitória – e Dinamarca ainda não pontuaram.


Na próxima rodada do Mundial, a seleção nipônica terá pela frente a Holanda, que bateu a Dinamarca por 2 a 0 nesta segunda-feira, no próximo dia 19, em Durban, às 8h30 (horário de Brasília). Os camaroneses, por sua vez, tentam a reabilitação diante dos dinamarqueses no mesmo dia 19, em Pretória, às 15h30.

O jogo

A partida começou muito disputada e com forte marcação no meio-de-campo, e o primeiro lance de perigo aconteceu aos oito minutos. Eto’o, que atuou quase como um ponta direita no trio de ataque de Camarões, acionou Weboo dentro da área, e o jogador rolou rasteiro para Eyong. Mas o brasileiro naturalizado japonês Marcus Tulio Tanaka desarmou a tempo.

Bem organizado defensivamente, o Japão só chegou com mais força ao ataque aos 16 minutos, quando Matsui arrancou em velocidade pela direita e fez o cruzamento para a área – mas a bola ficou fácil nas mãos do goleiro camaronês Souleymanou.

Não demorou muito para os nipônicos assustarem de novo: Matsui, mais uma vez, levantou pela direita, Souleymanou falhou, mas Okubo perdeu a chance. De qualquer forma, a arbitragem já paralisava o lance, marcando impedimento do atacante japonês.

Até o fim do primeiro tempo, a seleção japonesa continuou investindo nas jogadas pelas laterais do campo, em velocidade. Foi o que aconteceu novamente aos 32 minutos, desta vez na esquerda, com Nagamoto, que levantou na área – mas a zaga camaronesa não teve problemas para afastar o perigo.

Após tanta pressão, o Japão, enfim, chegou ao seu gol. Aos 39 minutos, Matsui fez mais uma boa jogada invidual pela direita, se livrou da marcação camaronesa e levantou na área. A bola sobrou para Honda, que dominou com categoria e tocou na saída do goleiro Souleymanou para fazer Japão 1 a 0.

Na etapa complementar, quem assustou primeiro foi Camarões, na primeira aparição de maior destaque de Samuel Eto’o na partida. O jogador da Internazionale se livrou de três defensores japoneses pela direita, invadiu a área e rolou para Moting, que perdeu o gol. A bola passou rente à trave do gol de Kawashima.

Aos 18 minutos, o técnico de Camarões, Paul Le Guen, tirou Matip e colocou Emana em campo. O camisa 10 camaronês deu um pouco mais de mobilidade à equipe, mas não foi suficiente para fazer o time africano chegar ao empate. A melhor chance foi aos 40, com um chute forte de Mbia, que acabou acertando travessão do gol japonês.

FICHA TÉCNICA
JAPÃO 1 X 0 CAMARÕES


Local: Estádio Free State, Bloemfontein (África do Sul)
Data: 14/06/2010 (segunda-feira)
Horário: 11h (horário de Brasília)
Árbitro: Olegário Benquerença (POR)
Assistentes: José Cardinal e Bertino Miranda (POR)
Gol: Honda (Japão), aos 39 minutos do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Nkoulou (Camarões) e Abe (Japão).

JAPÃO: Kawashima, Komano, Nakazawa, Marcus Túlio Tanaka e Nagatomo; Abe, Endo, Hasebe (Inamoto) e Matsui (Okasaki); Honda e Okubo (Yano).
Técnico: Takeshi Okada

CAMARÕES: Souleymanou; Mbia, Nkoulou, Bassong e Assou-Ekotto; Makoun (Geremi), Matip (Emana) e Enoh; Choupo-Moting (Idrissou), Webó e Eto'o.
Técnico: Paul Le Guen.

Créditos: ESPN.com.br

Postado por: Jefferson Queiroz

Nenhum comentário:

Postar um comentário