segunda-feira, junho 14, 2010

Copa do mundo




Sem Robben e sem brilho, Holanda ganha na estreia por 2 a 0 da Dinamarca


Mesmo sem Robben e com dificuldades, a Holanda estreou com vitória no grupo E da Copa do Mundo ao bater a Dinamarca por 2 a 0, nesta segunda-feira, no Soccer City, em Johanesburgo. Os gols saíram no segundo tempo e foram marcados por Simon Poulsen, contra, Dirk Kuyt.

A seleção dinamarquesa foi até melhor do que a holandesa na etapa inicial e fez o goleiro Stekelenburg trabalhar por três vezes. No segundo tempo, porém, logo conseguiu um gol na infelicidade do lateral esquerdo da Dinamarca. Controlando melhor a partida, alcançou o segundo tento em boa jogada de Sneijder e Elia, e o atacante do Liverpool fez seu primeiro em Copas.

ssim, a seleção da Holanda alcança 20 jogos de invencibilidade, sua maior série invicta na história. E a Dinamarca, por outro lado, perde pela primeira vez em uma estreia de Mundiais.

Na próxima rodada, os holandeses enfrentam o Japão, em Durban, no próximo sábado. No mesmo dia, em Pretória, os dinamarqueses jogam contra Camarões.

O jogo

Os primeiros minutos foram truncados, com a Dinamarca bem postada na defesa e não dando espaços para os holandeses criarem chances. Uma cobrança de falta de Enedoldsen para fora e um chute de Kuyt nas mãos de Sorensen foi o máximo que aconteceu até então.

Aos 19 minutos, a Holanda conseguiu pela primeira vez chegar tocando perto da área dinamarquesa, quando Van Persie driblou um defensor e tocou na meia-lua para Van der Vaart, que tentou o chute colocado, mas foi travado por Agger. Na sequência, Van Bommel veio livre pela direita, rolou para o meio, novamente Van der Vaart dominou, cortou para o pé direito, porém a bola foi alta.

A Dinamarca criou sua melhro oportunidade de gol aos 26 minutos, quando Rommedahl cruzou da direita e Bendtner, praticamente sem marcação, cabeceou no segundo pau à direita do goleiro Stekelenburg. Seis minutos, boa trama do ataque holandês, Kuyt cruzou rasteiro, Kjaer desviou mal, a bola bateu na cabeça de Agger e foi para escanteio. No rebote, contra-ataque da Dinamarca, Rommedahl recebeu belo lançamento de Enevoldsen na direita e chutou em cima do arqueiro holandês, perdendo boa chance.

Em mais um contra-ataque, os dinamarqueses chegaram outra vez em boa jogada de Bendtner, que achou Kahlenberg pela esquerda. O meia bateu de esquerda, Stekelenburg se esticou e fez grande defesa. A Holanda teve sua melhor chance na primeira etapa aos 42 minutos com Van Persie, que recebeu dentro da área, não quis chutar de pé direito, cortou, voltou para a direita, mas bateu para fora.

No segundo tempo, a Holanda contou com um lance de sorte para abrir o placar com menos de um minuto: Van Persie fez boa jogada pela esquerda, cruzou , o lateral Simon Poulsen tentou cortar de cabeça, mas a bola bateu nas costas de Agger, e a Jabulani foi no canto esquerdo de Sorensen. O primeiro gol contra desta Copa do Mundo.

Aos 13 minutos, os holandeses apareceram pela segunda vez com perigo, com Van Persie recebendo cruzamento na área e pegando de primeira com o pé esquerdo para Sorensen fazer bela ponte e defender. Com a entrada do jovem Elia no lugar de Van der Vaart, a Holanda apostou ainda mais nos contra-ataques e assustou duas vezes: aos 27 minutos, pela direita, chute de Van Bommel para boa defesa de Sorensen. No escanteio, Van Persie cabeceou para fora.

O técnico Morten Olsen logo fez as três substituições, mas, errando muitos passes na intermediária, a Dinamarca não conseguia chegar perto do gol defendido por Stekelenburg. E quem apareceu novamente foi a Laranja Mecânica: aos 36 minutos, Sneijder chutou, a bola desviou em Agger e tocou no travessão de Sorensen.

E três minutos depois ampliou o placar. Sneijder deu belo passe para Elia, que saiu na cara do goleiro dinamarquês e mandou a bola na trave, mas no rebote Dirk Kuyt, com o gol vazio, fez o segundo da Holanda, sacrementando a vitória. O terceiro gol quase saiu aos 44 minutos, quando Afellay tocou na saída de Sorensen, mas Simon Poulsen salvou quase em cima da linha.

FICHA TÉCNICA
HOLANDA 2 X 0 DINAMARCA


Local: Soccer City, em Johanesburgo (África do Sul)
Data: 14/06/2010, segunda-feira
Horário: 8h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Stephane Lannoy (FRA)
Assistentes: Eric Dansault e Laurent Ugo (ambos FRA)
Cartões amarelos: De Jong e Van Persie (Holanda); Kjaer (Dinamarca)
Gols: HOLANDA: Simon Poulsen (contra), a 1 minuto, e Dirk Kuyt, aos 39 minutos do segundo tempo

HOLANDA: Maarten Stekelenburg; Gregory van der Wiel, John Heitinga, Joris Mathijsen e Giovanni van Bronckhorst; Mark van Bommel, Nigel de Jong (De Zeeuw) e Wesley Sneijder; Dirk Kuyt, Rafael van der Vaart (Eljero Elia) e Robbie van Persie (Ibrahim Affelay). Técnico: Bert van Marwijk.

DINAMARCA: Thomas Sorensen; Lars Jacobsen, Daniel Agger, Simon Kjaer e Simon Poulsen; Christian Poulsen, Thomas Kahlenberg (Christian Eriksen), Thomas Enevoldsen (Jesper Gronkjaer) e Martin Jorgensen; Dennis Rommedahl e Nicklas Bendtner (Mikkel Beckmann). Técnico: Morten Olsen.

Créditos: ESPN.com.br

Postado por: Jefferson Queiroz

Nenhum comentário:

Postar um comentário