domingo, abril 04, 2010

Vettel vence na Malásia; Massa passa Alonso e lidera o campeonato



Após falhas mecânicas que evitaram duas vitórias quase certas nas duas primeiras etapas do campeonato, o alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, conseguiu na madrugada deste domingo, afinal, ganhar sua primeira corrida na temporada.

Vettel liderou uma dobradinha da Red Bull no GP da Malásia, com o australiano Mark Webber em segundo. Completando o pódio, chegou o alemão Nico Rosberg, da Mercedes, com o polonês Robert Kubica, da Renault, fazendo novamente grande corrida e chegando em quarto.

O brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, chegou em sétimo lugar e assumiu a liderança do Mundial de F-1, com 39 pontos. Ele foi beneficiado pela quebra do espanhol Fernando Alonso, que viu seu motor Ferrari explodir na penúltima volta, quando andava em nono. Alonso, assim como Vettel, soma 37 pontos no campeonato.

Os outros três brasileiros completaram a prova, mas não pontuaram. Rubens Barrichello, da Williams, ficou na largada e caiu de sétimo para último lugar: acabou chegando em 12º. Lucas di Grassi, da Virgin, foi o 14º, três voltas atrás do vencedor. Bruno Senna, da Hispania, chegou em 16º, à frente ainda do italiano Jarno Trulli, da Lotus, mas atrás de seu companheiro de equipe, o indiano Karun Chandhok. Foi a primeira vez na temporada que Di Grassi e Senna conseguiram acabar uma corrida.

Mesmo com a pista seca, a largada foi sensacional e cheia de alternâncias. Vettel superou Rosberg e Webber, seu companheiro de equipe, que havia conquistado a pole no dia anterior.

A má colocação dos pilotos da Ferrari e da McLaren no qualificatório de sábado também colocou fogo no fundo grid desde as primeiras voltas do GP da Malásia. Hamilton e Massa largaram melhor que seus companheiros, deixando Alonso e Button para trás e ganhando sete posições cada um logo na primeira volta.

Na ânsia de fazer uma corrida de recuperação, Hamilton protagonizou intensa disputa com o estreante russo Vitaly Petrov, da Renault, equipe que vem crescendo. Para defender sua posição, o piloto da McLaren mudou a trajetória de seu carro por três vezes e acabou levando uma advertência pela irregularidade.

Michael Schumacher largou bem, pulou da oitava para a sexta posição, mas abandonou a prova na nona volta, com sua Mercedes quebrada. O motor de Kamui Kobayashi, da Sauber, também não aguentou o calor da Malásia e obrigou o japonês a deixar a pista.

Hamilton foi crescendo na prova, fazendo a volta mais rápida por duas vezes consecutivas e se aproximando dos líderes, no momento em que a maioria dos pilotos se preparava para os pit stops. O inglês, assim como Massa e Alonso, demorou a ir aos boxes - os três adotaram a estratégia de largar com pneus duros e mais resistentes.

Líder da prova, Vettel teve uma parada tranquila. Webber, seu companheiro de Red Bull, não teve a mesma sorte nos boxes e acabou perdendo muito tempo na troca de pneus, voltando em terceiro, atrás de Hamilton, que manteve a segunda colocação até, enfim, fazer sua troca de pneus.

O inglês voltou em sexto, atrás do alemão Adrian Sutil, da Force India, que segurou brilhantemente o quinto lugar até a bandeirada final.

Enquanto Massa, de volta dos boxes, perdia tempo atrás de Button, Alonso retardou ao máximo sua parada, fazendo bons tempos mesmo com os pneus desgastados. O espanhol voltou à pista voando e logo começou a pressionar o brasileiro, seu companheiro de equipe.

Sentindo a aproximação de Alonso, Massa enfim conseguiu ultrapassar Button na volta 44, ganhando a sétima posição e contando com a qualidade do inglês para ganhar um respiro evitar o duelo com a outra Ferrari.

Foi a vez, então, de Button segurar Alonso. Com problemas de câmbio, o espanhol forçou demais e acabou vendo seu motor ir para o espaço - assim como os dois pontos que vinha conquistando - na penúltima volta. Bom para outro espanhol, o jovem Jaime Alguersuari, da Toro Rosso, que herdou a nona posição após fazer uma grande prova em Sepang.


Classificação final do GP da Malásia:

1. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 56 voltas em 1h33min48s412
2. Mark Webber (AUS/Red Bull), a 4s8
3. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 13s5
4. Robert Kubica (POL/Renault), a 18s5
5. Adrian Sutil (ALE/Force India), a 21s0
6. Lewis Hamilton (GBR/McLaren), a 23s4
7. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 27s0
8. Jenson Button (GBR/McLaren), a 37s9
9. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso), a 1min10s6
10. Nico Hulkenberg (ALE/Williams), a 1min13s3
11. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso), a 1min18s9
12. Rubens Barrichello (BRA/Williams), a 1 volta
13. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 2 voltas
14. Lucas di Grassi (BRA/Virgin), a 3 voltas
15. Karun Chandhok (IND/Hispania), a 3 voltas
16. Bruno Senna (BRA/Hispania), a 4 voltas
17. Jarno Trulli (ITA/Lotus), a 5 voltas

Não completaram:
18. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus), 46 voltas
19. Vitaly Petrov (RUS/Renault), 32 voltas
20. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India), 12 voltas
21. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), 9 voltas
22. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber), 8 voltas
23. Timo Glock (ALE/Virgin), 2 voltas
24. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber), não largou

Veja a classificação do Mundial de F-1 após a terceira etapa.

Pilotos:

1- Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 39 pontos
2- Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 37
3- Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 37
4- Jenson Button (GBR/McLaren) - 35
5- Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 35
6- Lewis Hamilton (GBR/McLaren) - 31
7- Robert Kubica (POL/Renault) - 30
8- Mark Webber (AUS/Red Bull) - 24
9- Adrian Sutil (ALE/Force India) - 10
10- Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 9
11- Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - 8
12- Rubens Barrichello (BRA/Williams) - 5
13- Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - 2
14- Nico Hulkenberg (ALE/Williams) - 1

Construtores:

1- Ferrari - 76 pontos
2- McLaren/Mercedes - 66
5- Red Bull/Renault - 61
3- Mercedes - 44
4- Renault - 30
6- Force India/Mercedes - 18
7- Williams/Cosworth - 6
8- Toro Rosso/Ferrari - 2

Créditos: ESPN.com.br

Postado por Roberto Artur

Um comentário:

  1. Boas matérias sobre a F1! Como a corrida foi cedo muitas pessoas a perderam...Mas aqui vê-se detalhes! Muuuuito bom!

    ResponderExcluir