quarta-feira, abril 07, 2010

Galeritos na Copa: Fique de Olho em Yoann Gourcuff



Nascido em 11 de Julho de 1986, Yoann Gourcuff é uma das principais armas dos Le Bleus para a Copa do Mundo. O primeiro clube do francês foi o Rennes, onde o meia brilhou e foi uma das principais revelações da Ligue 1 onde fez 6 gols, e deu verdadeiros espetáculos. No meio campo o jogador ocupava um lugar de destaque na armação e brindava os torcedores com assistências maravilhosas.

Com a saída de Rui Costa para o Benfica, o Milan ficou orfão no seu meio campo, o clube precisava de alguem jovem que substituísse o português à altura. Gourcuff chegou a milão na temporada 2006/07. A ida do meia para a equipe italiana representava mais do que uma simples transferência, na verdade o Milan queria renovar o seu elenco e o francês se tornou obsessão pelas bandas rossoneras. A tranferência ficou em torno de €17.3 milhões. Fez 36 jogos e marcou apenas 1 gol com a camisa rossonera.

Sem chances no Milan onde foi pouco utilizado por Ancelotti, Gourcuff voltou para a França e foi contratado por empréstimo pelo Bordeaux. Na equipe francesa é o principal organizador das jogadas da equipe girondina, foi escolhido o melhor jogador da Ligue 1 da temporada 2008/09, foi um dos maiores responsáveis pela conquista do campeonato francês, título que o clube conquistou pela última vez há exatos 10 anos.

A temporada 2008/09 foi também marcada pelo fim da hegemonia do Lyon na França e por um recorde, o Bordeaux se transformou no primeiro clube francês a conquistar onze vitórias consecutivas na Ligue 1. Ao fim da temporada, a direção do Bordeaux anunciou que havia acionado a cláusula que permitia a compra dos direitos do jogador junto ao Milan pela quantia de €15 milhões.

Laurent Blanc deposita todas as fichas no francês, sabe que se Yoann estiver bem, dificilmente a equipe sai sem balançar as redes adversárias. O jogador é mortal nas bolas paradas e tem uma visão de jogo extraordinária e sem dúvidas se transformou na maior esperança girondina na Uefa Champions League nesta temporada. Tem 47 jogos, 16 gols marcados e 26 assistências pelo clube francês.

Na seleção Sub-17 tinha como companheiros o lateral-esquerdo Marange, o defensor Kaboul e N'Zogbia. Kaboul e Marange foram alguns dos que estiveram com Gourcuff no Eurocopa Sub-19, na Irlanda do Norte, onde se sagraram campeões na final contra à Inglaterra, em 2005.

Teve uma atuação fantástica pela seleção francesa sub-21 na Eurocopa de 2006, competição que foi ganha pela Holanda de Huntelaar. Formava o meio campo com Faubert, Toalalan e Mavuba.

Na copa do mundo vai ter um companheiro formidável ao seu lado, o francês Frank Ribéry promete enlouquecer as defesas adversárias. África do Sul, Uruguai e México que se cuidem, porque essa dupla promete demais na áfrica. Favorito a 1ª vaga do grupo, a França se não for prejudicada pelo seu treinador Raymond Domenech tem tudo para chegar pelo menos nas oitavas de final. A partir daí, tudo é lucro para os franceses.

Pela Seleção francesa principal tem 14 jogos e 1 gol.

Pontos Fortes: Bola parada, ótima visão de jogo.

Ponto Fraco: Às vezes se esconde demais do jogo.

Adversários na copa da 1ª fase (Grupo A): África do Sul, Uruguai e México.

Time Base: Lloris; Sagna, Gallas, Abidal e Evra; Lassana Diarra, Toulalan, Gourcuff e Ribéry; Anelka e Henry.

Autor: Roberto Artur, colunista de futebol.

4 comentários:

  1. Mais outra otima dica. Realmente parabéns por enxergar tão bem o mundo do futebol! valeu xD

    ResponderExcluir
  2. Valeu Artur!!! só tava esperando sair, hein!!! esse cara junto com ribéry vai detonar no grupo A!

    ResponderExcluir
  3. Esqueçam Platini e Zidane. Esses 2 são de outro planeta! Gourcuff é o meia clássico, mas está longe de ser um desses 2. Mas é um belíssimo jogador.

    ResponderExcluir
  4. Daleeeeeeeeee Bokaaaaaaaaaaaaaa!!!! Escreve pra caralho! belo jogador!! valeuzzzzzz

    ResponderExcluir