quarta-feira, março 03, 2010

Galeritos na copa: Fique de olho em Michael Essien.



O Leão Ganês, Michael Essien de 27 anos vai para a sua segunda copa. Titular absoluto no Chelsea, o volante é essencial para as pretensões dos Estrelas negras na Copa de 2010. Essien começou a sua carreira num clube Ganês chamado Liberty Professionals FC.

Convocado para seleção sub-17,do seu país para disputar o mundial na Nova Zelândia, Essien se destacou e foi uma das revelações do torneio disputado no ano de 1999, chamando assim a atenção de vários clubeus europeus. Logo após o mundial, foi contratado pelo clube Francês Bastia, no clube não tinha posição fixa e se destacava justamente por isso, era tido como uma espécie de ‘coringa’, pois atuava de lateral esquerdo, lateral direito e zagueiro. Chegou até a atuar como meio campo avançado no lugar de um dos seus companheiros lesionados. Essien logo se adaptou a nova função em campo e se destacou rapidamente, sendo comparado com Patrick Viera, pela sua força física e o seu grande poder de marcação.

Em 2002 o Bastia fez uma grande campanha na Ligue 1 e se classificou para a Copa da Uefa. Essien marcou 6 gols e começou a receber grandes propostas, times como: Liverpool, Everton, Paris St-Germain e Olympique de Maselha tentaram a contratação do meio campista. Recusou o Paris St- Germain e acertou com o Lyon, foi logo sendo utilizado de modo defensivo. Jogando como volante, venceu dois campeonatos francês ao lado de Juninho Pernambucano.

Em agosto de 2005, Essien afirmou que gostaria de deixar o Lyon para conseguir vôos mais altos na carreira. Depois de muita insistência o clube Francês resolveu negociar o jogador, com o Chelsea pela bagatela de 50 milhões de dólares. Ele se tornará o segundo jogador mais caro comprado pelo Chelsea, ficando somente atrás de Shevchenko que custou 60 milhões de dólares.

Essien estreou pelos blues em 21 de agosto de 2005, contra o Arsenal vestindo a camisa 5. Logo se tornou titular no time de José Mourinho, jogou a maioria das partidas desde que foi contratado. Michael é o jogador que todo treinador gostaria de ter em seu time. Com muita raça, técnica e aplicação tática se tornou um dos maiores jogadores do continente africano e um dos melhores meio campistas já vistos na Europa. Alguns já atribuem a queda de rendimento do Líder Chelsea na Premier League, ao fato de Essien estar lesionado.

Pela Seleção Ganesa tem 74 jogos e 10 gols marcados, é o atual líder e capitão do time após a saída de Stephen Appiah.Se machucou na Copa Africana de Nações, disputada em Angola, em Janeiro deste ano. Fez muita falta por tudo aquilo que representa aos Estrelas Negras, mesmo assim o time ainda foi Vice-campeão, perdendo para o Egito por 1 a 0.

Essien é a esperança de uma nação, que já teve entre seus ídolos nomes como: Abedi Pelé e Anthony Yeboah. Os Ganenses sabem que se o meio campista chegar em boa forma física, as chances do time se classificar para a próxima fase são bem maiores.

Pontos Fortes: Técnica, força, chutes de fora da área, velocidade, versatilidade e liderança.

Ponto Fraco: Lesões

Adversários na copa da 1ª fase (Grupo C): Alemanha, Sérvia e Austrália.

AUTOR: Roberto Artur, colunista de futebol.

4 comentários:

  1. Que beleza de coluna sobre esse grande jogador...
    Continue com esse raio-x sobre os grandes nomes da copa do mundo 2010
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Ótima iniciativa de fazer este tipo de coluna. Parabéns de novo! Você poderia escrever sobre Di Maria!? Valeu e aguardo o próximo craque.

    ResponderExcluir
  3. Valeu Flávio! Di Maria, é uma otima sugestão. Obrigado, pelos comentários.

    ResponderExcluir
  4. Acho que tu podia falar de Arjen Robben. O cara joga muito, e não é tão falado como deveria.

    ResponderExcluir