

Marek Hamsik de 22 anos, é a grande aposta dos sovacos do leste para a copa de 2010. O jogador foi um dos principais nomes da seleção da Eslováquia que conseguiu a classificação para a Copa do Mundo de 2010, a primeira como nação independente. Embora o meio campista tenha nascido em Banská Bystrica, ele nunca jogou pela grande equipe da cidade, o Banská. Ele começou a dar os passos iniciais em outra equipe e foi jogar no juvenil do do Jupie Podlavice. Se destacando no Jupie, Marek chamou logo a atenção dos grandes clubes eslovacos e no ano de 2002, o Slovan Bratislava o contratou. Em 2004, foi a vez do Brescia contar com o talento do eslovaco, com apenas 17 anos, foi negociado por apenas €500.000 mil Euros.
O primeiro jogo, de Marek pelo Calcio foi contra o Chievo, no dia 20 de março de 2005 com apenas 17 anos de idade e 237 dias. Ao final daquela temporada o Brescia seria rebaixado em 19º lugar. Na temporada 05/06 jogou 24 partidas pela Série B e o time acabou em 10º lugar. No ano seguinte, Hamsik fez 10 gols em 40 partidas.
Em 28 de junho de 2007, Marek revelou ter assinado um contrato com o recém–promovido Napoli. A transferência girou em torno de 5,5 milhões de Euros, na época o presidente do clube Aurélio Delaurentis, falou que o eslovaco era jogador para o futuro.
Em sua primeira partida pelo Napoli, Marek participou efetivamente da vitória sobre o Cesena por 4 a 0 na primeira rodada do campeonato. Ele deu dois chutes na trave e deu mais duas assistências, para o seu companheiro argentino Lavezzi marcar. O seu primeiro gol pelo Napoli aconteceu em 16 de setembro de 2007, na partida contra a Sampdoria que acabaria 1 a 0 para os Azzurri (azuis).
Hamsik terminou a sua primeira temporada no Napoli como artilheiro do clube, com 9 gols em 37 jogos. No início da temporada 08/09, Hamsik marcou nos dois primeiros jogos do Napoli e marcou novamente 9 gols em sua segunda temporada no clube, terminando como artilheiro do Napoli no segundo ano consecutivo. Na temporada 09/010 o meia, do Napoli, foi premiado como o melhor jogador eslovaco de 2009. Com apenas 22 anos, foi o mais votado em uma eleição com técnicos e jornalistas.
Pretendido por várias potências do futebol europeu, Marek não pensa em deixar os Azzurri neste momento. Chelsea e Inter de Milão estariam interessados no futebol do eslovaco. José Mourinho e Carlo Ancelotti sabem que a pedra de gelo, pode ser muito valiosa em seus elencos. Mas o fato do Napoli não disputar a Uefa Champions League pode pesar em uma futura transferência, o time está em 7º lugar com 41 pontos, atrás de Palermo (46), Juventus (44) e Sampdoria (43).
Pela seleção eslovaca Marek Hamsik tem jogado regularmente desde sua estréia em 7 de fevereiro de 2007, no amistoso contra a Polônia, que terminou 2 a 2. Ele jogou sua segunda partida contra a Alemanha nas Eliminatórias da Euro 2008, que a Eslováquia perdeu por 2 a 1.
Marek se tornou fundamental para o ataque da seleção, geralmente jogando como um meia-esquerdo ou como meia-atacante. Habilidoso, centrado e com ótima visão de jogo, ele joga como o principal meia de ligação, junto com Weiss. O meia tem 27 jogos e 10 gols com a camisa da seleção. Ele é o único que pode fazer a equipe da Eslováquia ir mais loge na copa.
Itália, Paraguai e Nova Zelândia, se juntam a Eslováquia no Grupo D. A equipe tem todas as condições de brigar pela 2ª vaga do grupo, já que a primeira dificilmente vai escapar das mãos da Azzurra.
Até agora, na atual temporada Hamsik marcou 10 gols e deu 5 assistências para os seus companheiros do Napoli.
Pontos Fortes: Poder de finalização, visão de jogo e habilidade.
Ponto Fraco: Cabeceio.
Adversários na copa da 1ª fase (Grupo ): Itália, Paraguai e Nova Zelândia.
Time base: Mucha, Pekarik, Skrtel, Zabavník e Durica; Strba, Karhan, Weiss e Hamsík; Sesták e Vittek. Técnico: Vladimir Weiss.
Autor: Roberto Artur, colunista de futebol
Você tem cada sacada de jogadores. Muito bom mais uma vez, a coluna já é um atrativo em todas as quartas-feiras. Parabéns e vamo escrever pro meu blog? (brincadeira)
ResponderExcluirValeu. Aqui a gente procura ser um pouco 'diferente' dos demais. Abraçosssss
ResponderExcluirNão conhecia o cara. Boa sorte pra ele. Se conseguir eliminar a Azurra já está bom.
ResponderExcluirFoda que o cara é da minha idade e é uma das promessas da copa.
Boaaaa, grande Hamsik, irei prestar mais atenção ao futebol dele na copa e nesse período que antecede a competição. Tenho uma sugestão: que tal colocarmos essa coluna 2 vezes por semana? Seria uma boa rapaziada.
ResponderExcluirAbraço!