terça-feira, março 09, 2010

Guerra ao Terror desbanca Avatar e domina o Oscar 2010



Após uma grande dúvida que pairava pelos lados de Hollywood, em que as pessoas e a indústria do cinema tinham em relação aos caminhos que o cinema ia trilhar depois desta premiação. Foi uma premiação muito importante, pois via-se uma produção cheia de efeitos especiais e mais de 500 milhões de dólares investidos de um lado, e do outro se via uma produção de apenas 11 milhões de dólares investidos, um número que para os padrões de cinema americano não é nada.
Felizmente, para o cinema mundial, venceu Guerra ao Terror, um filme muito inteligente e bem mais pertinente que Avatar. Essa vitória de uma produção menor fará com que os produtores de cinema voltem a perceber que, como antigamente, cinema se faz com a mente e não apenas com o dinheiro.

A premiação foi muito interessante, como sabemos Guerra ao Terror dominou e levou 6 Oscars: melhor filme, melhor diretora para Kathryn Bigelow - que a propósito tornou-se a primeira mulher a ganhar um Oscar de melhor diretora - melhor edição (montagem), melhor som, melhor edição de som e melhor roteiro original. Já Avatar ficou abaixo do que se esperava e levou apenas 3 estatuetas: melhores efeitos especiais, melhor fotografia e melhor direção de arte.
Uma boa surpresa foi o filme Preciosa, que levou o Oscar por melhor atriz coadjuvante para Mo'nique e melhor roteiro adaptado. Outro que se deu bem foi Coração Louco, que levou por melhor canção e melhor ator.
Já nas premiações individuais não houve surpresas, como todos esperavam: Christopher Waltz levou o Oscar de melhor ator coadjuvante pelo seu brilhante papel em Bastardos Inglórios, Jeff Bridges que após 5 indicações finalmente levou por melhor ator no filme Coração Louco, e a sempre simpática Sandra Bullock recebeu a estatueta pelo seu papel eficiente e seguro em Um Sonho Possível.

Autor: Jefferson Queiroz, colunista de cinema.

Um comentário:

  1. Tive a oportunidade de assistir os dois filmes. E realmente Guerra ao Terror mereceu. Avatar é uma super produção que demorou 10 anos para ficar pronto e gastou uma fortuna na casa dos 500 milhões .. equanto o Guerra ao terror com 11 milhões conseguiu transmitir de forma clare e objetiva da vida dos soldados americanos.

    Diego Ricelle.

    ResponderExcluir