terça-feira, março 16, 2010

Dica de Filme


LARANJA MECÂNICA

Ano:1971

Direção: Stanley Kubrick

Roteiro: Anthony Burgess, Stanley Kubrick

Gênero: Drama/Policial/Suspense

Origem: Inglaterra

Duração: 138 minutos

Elenco: Malcolm Mcdowell, Patrick Magee, Michael Bates


Sinopse: O anti-herói do filme é Alex DeLarge, um jovem líder de uma gangue de delinqüentes, amantes de leite drogado e música clássica. Tem por diversão bater, estuprar, matar... Enfim, cometer qualquer brutalidade que tenha vontade, não se importando com as leis ou o senso humanitário. Quando finalmente é pego pela polícia, sofre um tratamento duro de reabilitação. Quando Alex volta às ruas, totalmente regenerado, passa a sofrer com aqueles que antes eram as vítimas.

Violento e perfeito!

Crítica: Só Stanley Kubrick para desafiar o convencional e conseguir transformar a violência de Laranja Mecânica em uma obra prima que todos devem assistir. Algumas pessoas ainda se pertubam ao ver este filme, mas é verdade, trata-se de um filme com uma pesada dose de violência, mas o mais importante é que não é gratuita, pois o roteiro sempre nos explica tudo, refletindo não só a realidade da época como também a realidade que vivemos hoje, pois sabemos que a juventude atualmente quer ser percebida de alguma forma, fazendo besteiras e não pagando por elas, e depois acabam conseguindo cargos importantes na sociedade. Laranja Mecânica trata principalmente dessa juventude transviada.

Malcolm Macdowell que interpreta Alex de Large, foi perfeitamente conduzido por Stanley Kubrick, tonando-se famoso até hoje por esse papel, tendo até sua carreira um pouco prejudicada por isso, pois é impossível não associá-lo a esse filme, após Laranja Mecânica Malcolm não conseguiu mais sucessos na sua carreira.

É incrível o domínio da arte de cinema que Kubrick tem, pois nesse filme percebemos que dinheiro não contou tanto, pois foram gastos apenas 2 milhôes de dólares para esse filme, com uma direção conduzida como uma orquestra sempre correta e sem exageros, com uma trilha sonora sempre colocada na hora certa sem intenção de enrolar o telespectador.

Para quem gosta de cinema e quem estuda cinema, Laranja Mecânica é um filme obrigatório, pois tem uma direção perfeita e complexa, uma atuação perfeita de Malcolm Macdowell e todo um ambiente criativo e pertubador no roteiro.

Este filme de Kubrick é mais uma prova que cinema é arte, embora muitos cineastas atuais ignorem a criatividade e encham seus filmes de efeitos " enroladores" especiais.


NOTA: 10



AUTOR: Jefferson Queiroz, colunista de cinema

Nenhum comentário:

Postar um comentário