quarta-feira, março 24, 2010

Galeritos na copa: Fique de Olho em Nemanja Vidic



Nascido no dia 21 de outubro de 1981, o sérvio Nemanja Vidic já é considerado um dos melhores zagueiros do mundo. Começou sua carreira juntamente com o seu irmão, mais velho, Dušan Vidic jogando no Sloboda Užice atual Jedinstvo Putevi. Desde então, ele já se mostrava um jogador com enorme talento. Evoluindo rapidamente, com 12 anos foi para o Sloboda Užice, clube mais famoso de sua cidade natal.

Com boas atuações começou chamar a atenção do principal clube do país, o Estrela Vermelha. Sua estréia em campos profissionais aconteceu aos 16 anos, no Spartak Subotica, clube no qual ele jogou por empréstimo, ganhou experiência com exibições do mais alto nível e gols que fizeram com que o Estrela Vermelha lhe desse uma chance na temporada seguinte.

Jogando regularmente e mostrando uma enorme talento, Vidic foi um dos jogadores fundamentais para conquista da Copa da Iugoslávia em 02. Pouco tempo depois virou capitão do time e já era praticamente um herói entre os torcedores. E isso ficou ainda mais intenso quando o time conquistou a Copa da Iugoslávia em 2004 e o Campeonato Iugoslavo.

Como todo grande talento, Vidic decidiu que era o tempo de buscar desafios maiores. Em 2004 se transferiu para o Spartak Moscow da Rússia, em uma negociação digamos "estranha", pois os valores não foram revelados para a imprensa. Ainda não se sabe o valor da negociação, mas dizem que Vidic é o zagueiro mais caro da história do futebol russo.

O atleta jogou duas temporadas no Spartak, e isso foi o suficiente para todo mundo notar que Vidic era uma grande promessa do futebol mundial. Em pouco tempo a crítica especializada considerava Vidic um dos zagueiros mais promissores do mundo, ainda considerando que ele não jogava em um país de expressão no mundo do futebol.
Mas a Inglaterra não demorou muito para colocar os olhos em Vidic, principalmente Liverpool e Manchester United, no qual os red devils acabaram levando a melhor e o contrataram em 2006.

Após duas temporadas no futebol russo, Vidic chegou aos red devils pelo valor de 7 milhões de euros no dia 5 de janeiro de 2006. Ele ganhou a camisa número 15 e fez sua estréia pelo Manchester United substituindo Van Nistelrooy nos minutos finais na semifinal da Copa da Liga na vitória de 2 a 1 do Manchester sobre o Blackburn dia 25 de janeiro de 2006.

O inicio nos red devils, foi muito difícil para o zagueiro. Vidic era visto com muita desconfiança por parte da imprensa e principalmente dos torcedores, porque era apenas um desconhecido para a maioria. Outro fator que dificultou a vida do atleta foram as seguidas lesões em seu tornozelo direito, mas quando finalmente se viu livre delas, conseguiu jogar com mais regularidade conseguindo jogar 25 jogos. Ajudou muito o clube a ganhar a Premier League 2006/07 a primeira de sua carreira.

Na temporada 2007/08 fez ainda melhor, e juntamente com Rio Ferdinand formou uma das melhores duplas de zaga da europa na temporada passada, tanto que o Manchester United ganhou a Supercopa da Inglaterra, Mundial de Clubes da FIFA a Premier League 2007/08 e a Liga dos Campeões 2007/08, devido a tanto destaque no setor defensivo e características semelhantes, Vidic passou a ser comparado com um dos melhores zagueiros da história do Manchester United, o ex-zagueiro Steve Bruce.

Na temporada, continua sendo um dos jogadores que mais se destacam ao término de cada jogo. Com algumas contusões de Ferdinand, é o xerife da zaga, contribui de forma efetiva também no ataque, quando é uma ameaça constante na área adversária através do seu fortíssimo jogo aéreo. Com uma presença física excelente, ótimo no jogo aéreo tanto defendendo como atacando, senso de posicionamento quase perfeito e tamanha bravura que parece crescer na frente dos atacantes em campo, Vidic é um jogador que difícilmente comete uma falha comprometedora.

Pela seleção, fez seu primeiro jogo no dia 12 de outubro de 2002 contra a Itália nas eliminatórias da Euro 2004. Nas eliminatórias para a copa da Alemanha em 2006, o atleta formou o "famous four" junto com Dragutinovic, Gavrancic, e Krstajic, Vidic fez parte da defesa que só sofeu 1 gol em todos os 10 jogos nas eliminatórias. Foi à Copa do Mundo de 2006 pela Sérvia e Montenegro, mas lesionou-se durante a primeira partida, tendo de ser cortado do elenco. Como já havia disputado um jogo, não pôde ser substituído, segundo regras da FIFA.

Pelo menos no papel, o time da Sérvia chega na África do Sul com boas chances de fazer uma bela copa, o time conta com bons valores e tem tudo para avançar para as oitavas de final. A equipe conta com jogadores experientes e rodados na Europa. Vidic, Ivanovic, Kolarov, Krasic e principalmente Dejan Stankovic são experientes e talentosos o suficiente, para fazer esse time acontecer de verdade.

O técnico Radomir Antic sabe muito bem trabalhar com essas peças e ainda tem um trunfo ao seu lado que se chama Bora Milutinovic. Com 65 anos e prestes a participar de sua 6ª copa, o agora assistente tem só a acrescentar positivamente, pois é experiente e estudioso. No grupo pode até brigar pela 1ª vaga, mas a Alemanha é total favorita na chave. Certamente os sérvios, não vão deixar escapar o segundo lugar de suas mãos.

Pontos Fortes: Jogo aéreo e segurança

Ponto Fraco: Lesões e impaciência

Adversários na copa da 1ª fase (Grupo D): Alemanha, Austrália e Gana.

Time base: Stojkovic; Ivanovic, Vidic, Lukovic e Kolarov; Krasic, Stankovic, Miljas e Kacar; Zigic e Pantelic. Técnico: Radomir Antic.

Autor: Roberto Artur, colunista de futebol.

5 comentários: