quarta-feira, fevereiro 24, 2010

Galeritos na Copa: Fique de Olho em Tony Kroos.



Nascido na antiga Alemanha Ocidental, Tony Kroos não é presença garantida na Copa do Mundo, mas o talentoso alemão tomou conta do meio-de-campo do Bayer Leverkusen, líder da Bundesliga.

Kroos é a principal revelação da Bundesliga desta temporada. Com 1,82 de altura, 77 kg, muita habilidade, ótima visão de jogo e chutes perigosos de fora da área. O meio campista logo conquistou os torcedores do Bayer Leverkusen. Tony Kroos, começou nos juvenis do clube da sua cidade, o Greifswalder, permanecendo por lá até 2002, quando se transferiu para o Hansa Hostock.

Depois do Hansa finalmente foi parar num clube grande. Chegou ao Bayern de Munique em 2006 e teve sua primeira chance na temporada 2007/2008, contra o Energie Cottbus. Em sua primeira aparição na Copa da Uefa contra o Estrela Vermelha, Tony Kroos deu uma belíssima assistência para o atacante alemão, Miroslav Klose. E pra encerrar com chave de ouro, a sua estréia na copa européia fez um golaço de falta.

Na mesma temporada, Tony Kroos foi o Bola de Ouro do mundial, sub-17, disputado na Coréia do Sul. Naquela ocasião a Alemanha ficou em 3º lugar (Perdeu a disputa das semifinais para a Nigéria por 3 a 1). Kross ainda marcou 5 gols no mundial e ficou em 3º na disputa pela artilharia. Ficou atrás de Macauley Chrisantus, atacante da Nigéria com 7 gols e do atacante Ganense, Ransford Osei com 6 gols.

Apesar do inicio promissor no Bayern de Munique e na seleção alemã, Kross não teve muitas oportunidades, e no decorrer da temporada 2008/2009 foi emprestado ao Bayer Leverkusen. Não demorou muito para Kross, demonstrar o seu verdadeiro futebol e levar o Bayer ao topo da Liga alemã. O meia marcou até agora 9 gols e também deu 9 assistências.

Tony Kroos, pode levar o Bayer Leverkusen ao inédito titulo da Bundesliga. Os torcedores não vêem à hora de ver seu clube levantando a Salva de Prata. Kroos sabe que as chances do titulo passam pelos seus pés e por isso está decidido em conquistar o titulo e consecutivamente dar uma resposta aos dirigentes do Bayern de Munique.

Como o seu passe, pertence ao Bayern de Munique é provável que volte ao clube bávaro. Na opinião do diretor Uli Hoeness, do Bayern, Kroos será o camisa 10 por muito tempo na Baviera.

Obs: Bayer Leverkusen e Bayern de Munique dividem a liderança da Bundesliga com 49 pontos. Restam apenas 11 rodadas, o Leverkusen lidera pelo saldo (50x49).

Curiosidade: Seu irmão mais novo, Felix Kroos, dos juniores do Hansa, é outra grande promessa do futebol alemão. Inclusive já defende a seleção alemã sub-16.

AUTOR: Roberto Artur, colunista de futebol.

4 comentários:

  1. Cara, muito bom, nunca ouvi falar desse cara. Pelo jeito, ele deve ficar na seleção Alemã como Kaká ficou em 2002. Essa posição que ele joga é meio complicada pra garotos muito novos lá fora.
    Vamos ver como vai ser, né?

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante essa abordagem ao que vem por aí na copa. Como sempre, o texto ta muito legal de ler. Parabéns!!! E façam mais desses!!!

    ResponderExcluir
  3. Toda quarta-feira um jogador novo, pra vocês ficarem de olho. Valeu!!!

    ResponderExcluir
  4. Boaaa, grande Tony Kroos, revelação do futebol alemão...

    ResponderExcluir