terça-feira, janeiro 05, 2010

Você é um Pernambubaca?

Pernambubaca foi um termo criado pelo jornalista pernambucano Léo Medrado, e esse termo é aplicado a aqueles torcedores pernambucanos que torcem por times de fora do estado em vez de torcer e valorizar os do seu estado. O incômodo que isso causa nos pernambucanos torcedores de verdade de times do estado é de que realmente é muito mais fácil torcer para os times do Sul do país que teem mais títulos importantes e espaço na mídia em vez de torcer pelos times mal administrados do estado.

É importante que o pernambubaca perceba que torcer para um time de fora é o mesmo que renegar o seu estado e acaba se transformando em uma pessoa sem ideal e perceptivelmente facil de ser controlada pela tv.

Raiz do problema: Ao meu entender principalmente no interior do estado esse problema aumentou por causa da enxurrada de antenas parabólicas que foram compradas pelos interioranos no início da década de 90, e para quem não sabe as antenas parabólicas só transmitem a programação da matriz, ou seja, só a programação do Sul do país, e a partir daí junto com a lavagem cerebral que os programas esportivos fazem, querendo de todas as formas que todo Brasil torça por Flamengo ou Corinthians, acabou acontecendo que as pessoas acabaram esquecendo os clubes da sua terra e caminharam por um caminho mais fácil e feliz no futebol, que é torcer por times do Sul.

Pelos lados do Sul essa campanha ganhou muita força a partir de 1987 quando os grandes clubes do país resolveram se unir na grana e excluir os outros formando-se assim o clube dos 13, a partir desse momento aqueles clubes que até então sempre disputavam de forma igual com os outros perderam espaço, pois o dinheiro dado pela televisão favorecia os times mais famosos. A partir desse momento clubes como: Náutico,Santa Cruz, Sport, Ceará, Fortaleza e tantos outros no Brasil ( O Sport no ano seguinte acabou entrando pra o clube dos 13)foram desfavorecidos na questão financeira fazendo com que não tivessem condições de ganhar títulos fazendo assim com que os torcedores sedentos por títulos procurassem um caminho mais fácil e torcessem por clubes fortes do Sul.

Tudo parece uma teoria da conspiração, e de certa maneira é, pois percebemos sempre nos programas esportivos matérias mostrando torcedores do Flamengo no nordeste, como se o nordeste não tivesse seus próprios clubes, é perceptível essa campanha por debaixo dos panos dos grandes veículos de comunicação em transformar o nordeste do Brasil numa segunda casa principalmentos dos times cariocas.

É importante que essas pessoas da terra que dizem que torcem por times de fora do estado acordem para a lavagem cerebral que a tv faz para enganá-los, saiba que por isso lá fora nós somos chamados de burros, pois ao ter essas atitudes faz com que eles achem que nós admiramos o povo de lá e que queremos ser como eles, isso é chato, pois temos nossa cultura e costumes e temos que preservá-la, pois o nordeste já foi a principal região do país, e Pernambuco hoje é o estado que mais se desenvolve no Brasil.Sei que nossos times estão mal, mas saiba que você pernambubaca ao deixar de ir ao Arrudão, aos Aflitos e no caldeirão da Ilha do Retiro para assistir um pay-per view de um time do Sul é culpado pela queda de nossos times.

Uma vez um dirigente de um time da Paraíba disse: " não vou investir no clube, pois não temos respaldo da nossa população, a torcida do Flamengo, do São Paulo e do Vasco é maior que a nossa aqui, isso é um absurdo"

Se um time não tem torcida, não tem história, se um cidadão renega seu estado ele é um fraco.

Reflitam, pernambubacas!!!!

Autor: Jefferson Queiroz, colunista de cinema e as vezes de outros assuntos

3 comentários:

  1. Muito bem mencionado. Perfeito o texto. A realidade é notório, nota-se que em muitos jogos por exemplo de Corinthians e Flamengo quando vem jogar em Recife ou até no interior, por algum campeonato a nível nacional, em muitas vezes a torcida desses times são superiores a muitos da região em público em campo. Fator muito difícil de ser modificando visto que os clubes do nosso estado ainda possuem dirigentes "amadores" que administram o clube como apensas um time de futebol em vez de administrá-lo como uma grande empresa. Outro fator que influenciam impede e muito o crescimento do esporte no estado são as matrizes das emissoras serem todas do Sul do Brasil, pois as mesmas estão em constante influencia para suas origens. Então a solução básica é acabar com a briga, sede de posse dos dirigentes a estarem a frente dos clubes pernambucanos. Também, mudar a visao e o cenário do esporte Pernambucano, trabalhando mais o marketing esportivo e fazendo do clube uma verdadeira empresa. Dessa forma, podemos chegar mais perto da grande elite do futebol nacional.
    Valter Rito

    ResponderExcluir
  2. Jefferson o comentário foi 10 !!! o blog está muito bom mesmo! Parabéns! bruxinha está surpreendendo, cada comentário arretado!
    Parabéns pelo Blog!!!
    Gilson Gibson

    ResponderExcluir
  3. Não concordo com sua ideia. Achar que torcer pra um time de fora é ser babaca decorre de um sentimento de inferioridade dos torcedores de Santa Cruz, Sport e Náutico. Se para amar o Estado onde nascemos, teremos que torcer somente pelos times daqui, então deveríamos ser obrigados a sempre tomar cerveja frevo e a só escutar as músicas do alceu valença. Isso não é admissível. O sentimento de torcedor é uma paixão e, por isso mesmo, não pode ser explicado. Talvez seja mais comum um pernambucano se apaixonar por uma pernambucana. Mas não é babaquice caso ele ame uma paulista. Precisamos respeitar o próximo. E isso não foi a globo quem me ensinou.

    ResponderExcluir