quinta-feira, janeiro 28, 2010

O que são 5 anos?




O ano era 2005. Vila Belmiro, lotada para ver o primeiro duelo entre: o maior jogador do País e um jogador Argentino comprado pela MSI. Jogo cercado de expectativas tanto pela mídia quanto pelos torcedores. Era no dia 13/02/2005, que Robson de Souza (Robinho), detonava com o Corinthians de Carlos Tevez.

Robinho foi determinante para a vitória parcial do time santista. Além de dar uma assistência perfeita para Léo marcar o gol, deu sete dribles, seis passes certos, foi acionado 16 vezes e deu duas finalizações na etapa inicial. Enquanto isso, Tevez, foi o jogador do Corinthians que mais se movimentou no primeiro tempo, recebeu a bola dez vezes, deu apenas dois dribles, três passes certos e finalizou apenas uma vez.

Robinho deu show e aprovou a sua atuação Na etapa complementar, o santista simplesmente deu uma goleada no seu "rival" argentino. E não foram precisos muitos minutos para que isso fosse sacramentado: em dez minutos, Robinho marcou dois belos gols e garantiu a vitória do Santos. Com moral, o atacante do time da Vila Belmiro passou a desfilar seu futebol com muito mais desenvoltura. Tanto que até o final da partida ele foi acionado 13 vezes, deu mais seis finalizações e sete passes certos. Apagado, o corintiano Tevez tentou ajudar o seu time, mas a deficiência técnica dos seus companheiros não permitiu uma reação. Carlitos, como é conhecido na Argentina, finalizou apenas uma vez na etapa final e recebeu a bola só em seis oportunidades. Neste dia, o santos de Robinho, ganharia do Corinthians de Tevez, por 3x0. Estava sacramentada no dia a dúvida de quem era melhor: Robinho ou Tevez? Sem dúvidas todos apontariam para Robinho.

Passado o tempo Robinho foi assediado pelo Real Madrid, ficou encantado com as propostas que lhe batiam a porta, afinal lhe ofereciam 30 milhões de dólares pelo seu passe. Robinho fez greve, fez biquinho e fez pressão para sair do santos em busca do seu maior sonho. Na época disse: ‘’Saio do santos, para ser o melhor jogador do mundo’’. O ultimo jogo de Robinho com a camisa do santos foi em Belém contra o Paysandu. Enquanto isso, Carlos Tevez foi conquistando a torcida Corintiana com sua garra, fibra, determinação e o principal ingrediente da relação: seus gols.

Robinho partiu para Madrid, enquanto Tevez era o principal jogador da equipe corintiana na conquista do Brasileiro. Se tornando ainda artilheiro da competição com 19 gols. Em Madrid, Robinho viu que não era tão fácil a vida de boleiro lá fora. Pegou em sua primeira temporada (2006-2007), um técnico chamado Fábio Capello. Ficou na reserva boa parte da campanha vitoriosa. Foi campeão empatado em número de pontos com o Barcelona e desempatou nos confrontos diretos. Na temporada (2007-2008), a vida de Robinho mudaria com a chegada de Bernd Schuster. Robinho atuou de maneira interessante, marcou 12 gols no bi-campeonato. Era outro Robinho, mais interessado e mais robusto e sem reclamações diante a rotatividade do elenco.

Já Tevez saiu de forma turbulenta do parque São Jorge. Na época o técnico Leão afirmou que não gostava de trabalhar com ‘’argentinos’’. Tevez então foi para o West Ham por 12 milhões de libras, onde passou por dificuldades em sua adaptação a Premier League. Passou 12 rodadas para marcar o seu primeiro gol em uma cobrança de falta contra o Tottenham . Tevez marcaria mais 6 vezes pelo West Ham na Premier League e o principal desses 7 gols viria numa partida em Old Trafford. O West Ham precisava da vitória pra se livrar da 2ª divisão inglesa e o adversário era nada mais nada menos que o poderoso Manchester United. Aos 44 minutos do 2º tempo, Tevez entrou cara a cara com Van der Sar e empurrou a pelota para o fundo das redes. Decretando a vitória épica do West Ham.

Livrando seu time do rebaixamento, Tevez foi contratado pelo Manchester United por empréstimo por 2 milhões de libras. Chegou usando a camisa 32 e logo conquistou a torcida dos red devils. Conquistou títulos importantes e era uma das principais peças do elenco. Nunca se omitiu ou fez cara feia de nada. Sempre entrava com a mesma raça de sempre e se doava de forma espantosa nos jogos.Robinho de novo fazia biquinho e pressionava a sua saída do Real Madrid. Queria ir ao Chelsea, que naquela altura tinha Luiz Felipe Scolari no comando. De birra, o Real vendeu Robinho ao Manchester City por 42 milhões de Euros. Robinho via seu plano de ser o melhor jogador do mundo indo por água abaixo. Afinal atuaria num time rico, mas de segundo escalão na Inglaterra.

Quatro anos mais tarde quis o destino que Tevez, reencontrase Robinho. Aquele mesmo dos 3x0 em 2005, após brigar com Alex Ferguson, Pois o próprio preferiu Berbatov. O argentino chegou aos citizens por 25,5 milhões de Libras. Logo nas primeiras partidas ficou claro a preferência da torcida por Tevez. Robinho se mostra imaturo, anti-profissional e não fez nenhum esforço para melhorar. Tinha tudo para fazer umas das melhores duplas de ataque do mundo com Tevez.

A não ser na seleção onde cumpre funções de Dunga, no clube não quer nem saber de instruções. age por conta própria causando desconforto nos companheiros. tem bola, tem técnica, mas não é só isso que determina a carreira de um jogador de futebol. Robinho queria ir ao Barcelona, mas Xavi e Puyol vetaram a ida do jogador Brasileiro.

Já Carlitos Tevez, tem uma carreira de sucesso na Europa. Conquistou grandes títulos e sempre é ídolo nos times que joga. Sempre cumpre o que lhe é passado e nunca fez biquinho ou cara feia pra ninguém. É um jogador determinado e acima de tudo profissional. Se Robinho tivesse pelo menos a vontade e o profissionalismo do argentino teria dado certo lá fora. Após cinco anos Robinho volta ao santos e tem a chance de recomeçar novamente. Time no qual se identifica desde criança, lugar onde ganhou dois titulos brasileiros e um vice da Libertadores, (Titulo curiosamente perdido pra o Boca Juniors de Tevez e companhia em 2004, por 3x1 no Morumbi, Com Tevez fazendo gol inclusive.) Lugar onde conquistou fama e o status de grande jogador. Com a cabeça no lugar e com um pouco mais de profissionalismo ele pode voltar a atuar em grande estilo. Já melhor do mundo é coisa do passado.

Obs: Até o fechamento desse texto, o argentinho tem 12 gols em 20 jogos pelo Manchester City. Foi eleito o melhor jogador do clube nos meses de novembro, dezembro e janeiro. Em votação realizada pelo site do clube.
Robinho marcou 14 gols em 41 jogos e foi escolhido o melhor jogador pelos torcedores no mês de Setembro.



Titulos de Robinho:
Santos: Campeonato Brasileiro: 2002 e 2004
Real Madrid: La Liga: 2006-07 e 2007-08 e Supercopa de España: 2008
Seleção Brasileira: Copa América: 2007 e Copa das Confederações: 2005 e 2009
Prêmios individuais
Bola de Prata: 2002 e 2003
Bola de Ouro: 2004
Melhor Jogador da Copa América: 2007
Chuteira de Ouro da Copa América: 2007
Artilharias
Copa América: 2007 (6 gols)

Titulos de Carlitos Tevez:
Boca Juniors:
Copa Intercontinental: 2003;
Copa Libertadores da América: 2003;
Copa Sul-Americana: 2004;
Campeonato Argentino de Futebol: Torneio Apertura 2003
Sport Club Corinthians Paulista:
Campeonato Brasileiro: 2005
Manchester United:
Mundial de Clubes da FIFA: 2008
Liga dos Campeões da UEFA: 2008
Liga Inglesa: 2008
Supercopa da Inglaterra: 2008
Campeonato Inglês: 2008-09

Seleção Argentina de Futebol:
Jogos Olímpicos de Verão de 2004: Medalha de ouro;
Campeonato Sul-Americano de Futebol Sub-20: 2003.

AUTOR: Roberto Artur, colunista de futebol

2 comentários:

  1. Esse texto tá um luxo Charlinho, muito bom kra, demorou mas foi muito bem e detalhista não deixou nada passar batido.

    Nota: 10

    Obs: É sincero

    ResponderExcluir
  2. mais um que se deslumbra com o $ do futebol. ja vimos esse filme antes... e veremos mais outras vezes.

    ResponderExcluir