
MINISTÉRIO DA CULTURA DIVULGA QUE:
LULA- O FILHO DO BRASIL, de Fábio Barreto, é o filme brasileiro escolhido para tentar uma indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro.
Essa foi uma decisão acertada pela comissão responsável pela decisão, que pela primeira vez contou com a participação dos integrantes da cademia brasileira de cinema. Por que foi uma decisão certa?
Sem querer entrar no mérito do filme ser bom ou não, a decisão foi acertada, e se olharmos do ponto de vista da academia americana, que decide que filmes disputarão ou não o Oscar, foi certo sim, pois a história de superação e luta que o filme de Fábio Barreto apresenta é justamente a preferida dos integrantes da academia do Oscar, tanto é que a história não mente, pois O quatrilho ( 1995) e O que é isso companheiro ( 1997) também levou o Brasil ao Oscar com histórias dentro dessa fórmula, e também são filmes do clã Barreto.
Esse ano tivemos algumas produções sofríveis no Brasil como: Chico, e Nosso lar, filmes que não tem características de Oscar, por isso também não foram nem lembrados, mas por outro lado temos o filme As melhores coisas do mundo, da diretora Lais Bodansky, que inclusive é uma produção até melhor do que Lula- O filho do Brasil, mas sua temática escapa daquelas condições de ganhadores de Oscar.
Agora é aguardar para ver se o filme do presidente será indicado, a aposta pela lógica foi certa, pela arte tenho dúvidas, mas vamos torcer.
AUTOR: Jefferson Queiroz
Nenhum comentário:
Postar um comentário