sexta-feira, agosto 12, 2011

Crítica


O ASSALTO AO BANCO CENTRAL
( 2011, Brasil)

• Direção: Marcos Paulo

• Roteiro:
Renê Belmonte (escrito por), Lucio Manfredi (colaboração), Tais Moreno (pesquisa)

• Gênero: Ação

• Origem:
Brasil

• Duração:
104 minutos

Elenco: Lima Duarte, Milhem Cortaz, Cassio Gabus Mendes, Gero Camilo

Sinopse: Em Agosto de 2005, 164.7 milhões de reais foram roubados do Banco Central em Fortaleza, Ceará. Sem dar um único tiro, sem disparar um alarme, os bandidos entraram e saíram por um túnel de 84 metros cavado sob o cofre, carregando três toneladas de dinheiro. Foram mais de três meses de operação. Milhares de reais foram gastos no planejamento. Foi o segundo maior assalto a banco do mundo. Um dos crimes mais sofisticados e bem planejados de que já se teve notícia no Brasil. Quem eram essas pessoas? E o que aconteceu com elas depois?


Marcos Paulo deveria continuar nas novelas!

Crítica: É uma pena que uma história que poderia ter sido muito mais explorada em um longa, tenha sido tão estragada com clichês de roteiros americanizados.

A história é muito rica, havia muitos caminhos interessantes que a direção poderia tomar e o elenco tinha experiência cinematográfica. Infelizmente Marcos Paulo tentou tomar o caminho mais fácil, enchendo a produção de frases de efeito e até mesmo estragando a atuação do excelente ator Milhem Cortaz ( Barão) que nos enche o saco com aquela cara de mau e com suas tiradas clichês.

O erro já começa na composição dos personagens, que ao imitar as novelas a direção de certa maneira zomba com o público de cinema que é diferente das novelas, ou seja, o bom, o mau, a mulher sensual e a maneira de apresentar os personagens acaba culminando em uma direção perdida que a todo momento tenta dar tons melodramáticos de novela a produção.

Não é muito legal exigir que o primeiro filme de Marcos Paulo seja uma grande obra, mas pela sua experiência poderia sair algo pelo menos um pouco melhor.

É uma pena que no momento que Hollywood passa a apostar mais no cinema brasileiro lançamos um filme que tenta imitá-los.


NOTA: 2.0


Autor: Jefferson Queiroz

Nenhum comentário:

Postar um comentário